Viva Voz - SENAD - orientações e informações sobre dependência química

VIVA VOZ - Atendimento SENAD Site da OBID/SENAD - Secretaria Nacional Antidrogas - ligue direto para 0800 510 0015. Serviço gratuito de ajuda, orientações e informações, por telefone, sobre uso indevido de drogas. Você não precisa se identificar. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h.

DISQUE SAÚDE 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

“... Ele morreu esta manhã, entre 11 e 12 horas, subitamente, ao entregar um número da Revue a um caixeiro de livraria que acabava de comprá-lo; ele se curvou sobre si mesmo, sem proferir uma única palavra: estava morto...”

Paris, 31 de março de 1869.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TÉCNICOS CONHECEM TRATAMENTO A DEPENDENTES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - sp
Por: Redação  (pauta@abcdmaior.com.br)

Cidade recebeu equipes de três estados interessadas em visitar unidades de assistência psiquiátrica

A política de atenção ao uso abusivo de álcool e drogas adotada em São Bernardo continua atraindo o interesse de vários Estados. Nesta segunda-feira (25/02), uma equipe do programa de saúde mental da Prefeitura de Blumenau (SC) veio conhecer as unidades de assistência psiquiátrica de São Bernardo.
No último dia 19, São Bernardo recebeu a visita da coordenadora de saúde mental e de três técnicos da Prefeitura de Campo Grande (MS). No dia seguinte, foi a vez do coordenador da ONG Viva Rio, que celebrou recentemente convênio com a prefeitura carioca para atendimento a usuários de crack.

Diametralmente oposta ao modelo de internação compulsória defendido pelo governo do Estado de São Paulo, a saúde mental em São Bernardo é baseada no atendimento ambulatorial e em rede, tendo como perspectivas a ressocialização, restabelecimento de vínculos familiares dos pacientes e recuperação da autonomia, entre outros direitos.

O coordenador de saúde mental de Blumenau, Jorge Fernando de Morais, veio em busca de informações sobre os Caps tipo III, que funcionam em regime de 24 horas, com a intenção de adotar o mesmo sistema em sua cidade.

Outros equipamentos visitados foram as repúblicas terapêuticas, destinadas ao acolhimento de usuários de drogas, e as residências terapêuticas, nas quais moram pacientes com transtornos psíquicos.

Morais disse que ficou impressionado com a diversidade de serviços, utilização de equipes multidisciplinares e, principalmente, com os investimentos expressivos da Prefeitura de São Bernardo em saúde mental.

O coordenador do Viva Rio, Tião Santos, falou sobre a política de atenção a usuários de drogas desenvolvida por São Bernardo, que é aplicada de forma oposta à adotada pelo Rio de Janeiro.
“Colhemos muitas ideias para enfrentar a situação de calamidade vivida pelo Rio, que possui uma enorme cracolândia na Avenida Brasil”, afirmou. O Rio de Janeiro adotou, como fez o Estado de São Paulo, a internação compulsória de usuário de crack com o apoio de policiais civis e militares.


O secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, defende projetos terapêuticos individualizados, com respeito aos direitos humanos e autonomia dos indivíduos. “Não somos contra a internação em casos de crise, mas elas devem ser feitas em último caso e nos hospitais gerais ou nos leitos existentes nos Caps, por períodos curtos. Não acreditamos em modelos que elegem o cárcere, ainda que disfarçado de hospital, clínica ou comunidade terapêutica, como espaço de cuidado”, cita.
Fonte: Jornal ABCDMAIOR
www.jornalabcdmaior.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário